Deprecated: Creation of dynamic property ElementorPro\Plugin::$updater is deprecated in /home1/ctdo/2022.bienalartedigital.com/wp-content/plugins/elementor-pro/plugin.php on line 491

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home1/ctdo/2022.bienalartedigital.com/wp-content/plugins/elementor-pro/plugin.php:491) in /home1/ctdo/2022.bienalartedigital.com/wp-includes/feed-rss2.php on line 8
Bienal de Arte Digital https://2022.bienalartedigital.com/ Edição 2022 Thu, 12 Jan 2023 00:22:09 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.3 https://2022.bienalartedigital.com/wp-content/uploads/2022/09/bad-logo-200-150x150.png Bienal de Arte Digital https://2022.bienalartedigital.com/ 32 32 Gilberto Gil visita Gil Futurível na Bienal, falando sobre ancestralidade e futurismo. https://2022.bienalartedigital.com/2023/01/11/gilberto-gil-visita-gil-futurivel-na-bienal-falando-sobre-ancestralidade-e-futurismo/ Wed, 11 Jan 2023 00:48:37 +0000 https://bienalartedigital.com/?p=3760 “Preso como eu estava, eu tinha que soltar a imaginação. Eu tinha que usar as capacidades imaginativas que me livrassem daquela prisão. A letra de Futurível dá conta desses dois aspectos. Eu queria sair dali com um corpo mais solto e mais complexo de acordo com as expectativas do novo mundo que a tecnologia propicia”. […]

The post Gilberto Gil visita Gil Futurível na Bienal, falando sobre ancestralidade e futurismo. appeared first on Bienal de Arte Digital.

]]>

“Preso como eu estava, eu tinha que soltar a imaginação. Eu tinha que usar as capacidades imaginativas que me livrassem daquela prisão. A letra de Futurível dá conta desses dois aspectos. Eu queria sair dali com um corpo mais solto e mais complexo de acordo com as expectativas do novo mundo que a tecnologia propicia”.

Gil foi de encontro a ele próprio. Foi transmutar a si mesmo, através da obra Gil Futurível, do coletivo Azimov Labs dos artistas Clélio de Paula, Floriano Varejão, Lauro Gripa e Agência Rastro em exibição na Bienal de Arte Digital, que em 2022 tem o tema condições de existência, através da curadoria de Tadeus Mucelli.

Nada é mais significativo que o trabalho em realidade virtual de “Gil Futurível” ao falarmos nas formas de existir e coexistir em tempos complexos. O artista pensava em sua condição extrema e na capacidade de transcender além do corpo para resistir e ir além.

Gil participou do processo de captura das imagens na fase de produção do trabalho. Porém não havia experimentado o trabalho finalizado, que perpassa por partes importantes de sua trajetória e de sua obra. Em encontro marcado com ele mesmo Gil, narrou pontualmente o encontro entre autor e sua própria obra de uma forma única através de arte digital.

“É um prazer extraordinário ser cobaia em novas experiências artísticas. Experiências que já estavam previstas na minha própria obra. Sou um autor completamente encaixado nessa perspectiva futurível, dos futuros possíveis, dos futuros desejáveis” (Gilberto Gil, em janeiro de 2023)

A ideia de memória no campo digital, sempre foi uma preocupação da Bienal de Arte Digital, desde o FAD , festival de arte digital que deu vida a bienal em 2018. A obra Gil Futurível, materializa mesmo digitalmente a importância dos acervos, que podem produzir experiências.

“Acervos e a memória artística cultural, tem nas tecnologias uma capacidade de imortalidade.. de um acesso infinito ao conhecimento para muitas gerações. Cabe a nós, curadores, pesquisadores, festivais, bienais e entusiastas da tecnologia e criadores, nos direcionarmos para o valor da nossa cultura, a fazê-la permanecer ao longo do tempo.” (Tadeus Mucelli, curador e pesquisador).

A Bienal agradece especialmente além de Gilberto Gil e sua equipe pela generosidade, mas aos envolvidos nesse trabalho, que só foi possível pelo empenho dos profissionais envolvidos e do incentivo da Sociedade Kusama, Oi e Oi Futuro para sua exibição completa na Bienal.

 Foto: Pedro Murad (divulgação Bienal 2023)

 

The post Gilberto Gil visita Gil Futurível na Bienal, falando sobre ancestralidade e futurismo. appeared first on Bienal de Arte Digital.

]]>
Bienal de Arte Digital exibe a obra ‘Canticum Digitale’, que revisita a sinfonia Canticum Naturale, de Edino Krieger https://2022.bienalartedigital.com/2023/01/11/bienal-de-arte-digital-exibe-a-obra-canticum-digitale-que-revisita-a-sinfonia-canticum-naturale-de-edino-krieger/ Wed, 11 Jan 2023 00:19:08 +0000 https://bienalartedigital.com/?p=3757 VISUAL MUSIC FOI APRESENTADA NA EXPO DUBAI, ENCERRADA EM MARÇO ÚLTIMO, E AGORA CHEGA AO RIO DE JANEIRO ATRAVÉS DA BIENAL DE ARTE DIGITAL NO Oi FUTURO SINFONIA É EXECUTADA PELA ORQUESTRA FILARMÔNICA DE GOIÁS, SOB A REGÊNCIA DE NEIL THOMSON Depois de passar pelo Pavilhão Brasil na Expo Dubai, encerrada em março último, Canticum […]

The post Bienal de Arte Digital exibe a obra ‘Canticum Digitale’, que revisita a sinfonia Canticum Naturale, de Edino Krieger appeared first on Bienal de Arte Digital.

]]>
VISUAL MUSIC FOI APRESENTADA NA EXPO DUBAI, ENCERRADA EM MARÇO ÚLTIMO, E AGORA CHEGA AO RIO DE JANEIRO ATRAVÉS DA BIENAL DE ARTE DIGITAL

NO Oi FUTURO SINFONIA É EXECUTADA PELA ORQUESTRA FILARMÔNICA DE GOIÁS, SOB A REGÊNCIA DE NEIL THOMSON

Depois de passar pelo Pavilhão Brasil na Expo Dubai, encerrada em março último, Canticum Digitale estreia no país na Bienal de Arte Digital que ocupa o Oi Futuro, no Flamengo, até 22 de janeiro. A obra, uma peça audiovisual de arte digital (visual music) revisita a composição sinfônica Canticum Naturale, de Edino Krieger, falecido na última terça-feira, 6.

Canticum Digitale revê a composição Canticum Naturale, do maestro Edino Krieger, cinquenta anos depois de sua criação, em 1972, ao transpor em imagens sua harmonia, ritmo e melodia. Enquanto a obra sinfônica é executada pela Orquestra Filarmônica de Goiás, sob a regência de Neil Thomson, com a participação da soprano Flávia Fernandes como solista, uma floresta em diálogo com a exuberante fauna e um rio em sua inquietação rumo ao mar são mostradas na tela.

A gravação foi realizada exclusivamente para a peça audiovisual de arte digital. O “Diálogo dos Pássaros” e o “Monólogo das Águas” – as duas partes que compõem “Canticum Naturale” -, são traduzidos em seres abstratos que vivem numa floresta fictícia e surreal, com elementos realistas e abstratos. É um dia na floresta de Edino Krieger, soturna, enigmática, que amanhece abundante, viva e com seu rio exuberante. Canticum Digitale é uma obra imersiva e sinestésica, na qual estímulos sonoros e visuais se fundem de maneira harmônica a fim de criar uma experiência audiovisual única ao espectador.

Curador da Bienal de Arte Digital e diretor artístico de Canticum Digitale, Tadeus Mucelli relembra as impressões  de Edino em janeiro deste ano: “Tivemos a honra de executar e revisitar a obra de Edino com uma homenagem ainda em vida. Edino disse em particular que a execução pela orquestra filarmônica de Goiás teria sido a mais bela até então. Agora através desse trabalho audiovisual em arte digital temos eternizado sua floresta brasileira “.

Ficha Técnica:
Curadoria: Bienal de Arte Digital
Música: “Canticum Naturale”, de Edino Krieger
Intérpretes: Flávia Fernandes (soprano), Orquestra Filarmônica de Goiás, Neil Thomson (regente)
Editora: Academia Brasileira de Música
Engenheiro de som, produção de gravação e edição: Ulrich Schneider
Direção Artística: Tadeus Mucelli
Direção de Fotografia: Alexandre Baxter, Bruno Magalhães, Nitro Histórias Visuais
Direção de Arte Digital: Henrique Roscoe
Diretor Executivo: Sergio Pereira
Conceito: Conteúdo Arte e Tecnologia
Apoio institucional: APEX Brasil
Ministério das Relações Exteriores
Patrocínio: NAXOS

The post Bienal de Arte Digital exibe a obra ‘Canticum Digitale’, que revisita a sinfonia Canticum Naturale, de Edino Krieger appeared first on Bienal de Arte Digital.

]]>
Bienal de Arte Digital apresenta a Game Arte ‘Livelyyy’ (França) https://2022.bienalartedigital.com/2023/01/11/bienal-de-arte-digital-apresenta-a-game-arte-livelyyy-franca/ Wed, 11 Jan 2023 00:09:58 +0000 https://bienalartedigital.com/?p=3754 A OBRA É UMA CRIAÇÃO DO ARTISTA FRANCÊS GUILLAUMIT E PARTICIPA DO EVENTO POR INICIATIVA DA ALIANÇA FRANCESA RIO DE JANEIRO INSTALAÇÃO INTERATIVA ESTARÁ NO Oi FUTURO, NO FLAMENG0, ATÉ 22 DE JANEIRO Um painel monumental que mescla arte gráfica, realidade aumentada e experiência de videogame. E, para desvendá-lo, será necessário um smartphone. Assim é […]

The post Bienal de Arte Digital apresenta a Game Arte ‘Livelyyy’ (França) appeared first on Bienal de Arte Digital.

]]>
A OBRA É UMA CRIAÇÃO DO ARTISTA FRANCÊS GUILLAUMIT E PARTICIPA DO EVENTO POR INICIATIVA DA ALIANÇA FRANCESA RIO DE JANEIRO

INSTALAÇÃO INTERATIVA ESTARÁ NO Oi FUTURO, NO FLAMENG0, ATÉ 22 DE JANEIRO

Um painel monumental que mescla arte gráfica, realidade aumentada e experiência de videogame. E, para desvendá-lo, será necessário um smartphone. Assim é “Livelyyy” – uma criação do artista francês Guillaumit, acompanhada e produzida por Electroni[k] e coproduzida pela própria na Bienal.

Pela primeira vez no Rio de Janeiro, depois de passar por São Luis, Recife, Belo Horizonte e Porto Alegre, a instalação estará disponível ao público a partir da quarta-feira, 14 de dezembro até 22 de janeiro na Bienal de Arte Digital, no Oi Futuro, no Flamengo.

A vinda da obra ao país é uma iniciativa da Aliança Francesa Rio de Janeiro e da Embaixada da França no Brasil com o apoio do Institut Français. O patrocínio da Bienal de Arte Digital é da Oi, com incentivo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Governo do Estado do Rio de Janeiro. A correalização é do Oi Futuro.

A entrada é gratuita. “

Livelyyy” é uma obra imaginada por seu criador como uma exposição plural sobre a relação entre os seres vivos. Trata-se de um painel monumental que mescla arte gráfica, realidade aumentada e experiência de videogame. A interatividade entre a obra e os espectadores se dá através de um jogo em realidade aumentada, que os leva a um universo 3D abundante, povoado por uma multiplicidade de espécies interdependentes, entre animais, insetos, organismos vivos e micróbios.

Os smartphones dos visitantes funcionam como microscópio, que revela o invisível e mostrará a riqueza desse ecossistema.

O autor, Guillaumit, é designer gráfico, ilustrador e diretor de filmes de animação. É reconhecido pelo uso de formas geométricas, cores vibrantes e personagens bem humorados, que contam histórias entre o pungente e o ridículo. Já trabalhou em diversos projetos para empresas como a Sony e instituições como o Centro Pompidou. Atua na dupla multimídia Gangpol & Mit e no grupo infantil Carton Park. Suas imagens já foram exibidas em cidades como Paris, Londres, Tóquio, Barcelona, Holanda e Berlim. A obra é uma criação de Guillaumit, acompanhada e produzida por Electroni[k], em coprodução com Amiens Métropole le Safran (Festival Digital Safra), o Théâtre de l’Éclat (Festival Noob) e com o apoio da Embaixada da França em Singapura e o Conselho Nacional de Arte de Singapura (Voilah! & Artsin your Neighbourhood), do Tétris (Festival Exhibit) e do Instituto Francês de Tóquio (Festival Digital Choc).

The post Bienal de Arte Digital apresenta a Game Arte ‘Livelyyy’ (França) appeared first on Bienal de Arte Digital.

]]>
Projetos em Destaque https://2022.bienalartedigital.com/2022/11/07/projetos-em-destaque/ Mon, 07 Nov 2022 16:20:16 +0000 https://bienalartedigital.com/?p=2673 Bienal de Arte Digital, em segunda edição, ocupa Oi Futuro a partir de 5 de novembro. Após O Sucesso Do Evento, Em 2018, Bienal Retorna Com Mais de 70 Artistas Sob O Tema “Condições De Existência”, Obras Em Diferentes Linguagens Mesclam Arte, Tecnologia E Ciência Álbum de Estrelas, performance audiovisual de Débora Arruda, mostra o […]

The post Projetos em Destaque appeared first on Bienal de Arte Digital.

]]>
Bienal de Arte Digital, em segunda edição, ocupa Oi Futuro a partir de 5 de novembro. Após O Sucesso Do Evento, Em 2018, Bienal Retorna Com Mais de 70 Artistas Sob O Tema “Condições De Existência”, Obras Em Diferentes Linguagens Mesclam Arte, Tecnologia E Ciência

Álbum de Estrelas, performance audiovisual de Débora Arruda, mostra o primeiro diálogo entre a artista e o pai, após o seu ‘encantamento’. Ela conta: “algumas semanas antes de gravar essa performance, sonhei com o meu pai cobrindo a janela do meu quarto com um manto roxo, fino, com vários buraquinhos. Nós, indígenas, nos guiamos pelos sonhos, pois é por meio deles que continuamos a conversar com nossos ancestrais”.

Memória e Herança é uma colagem digital, aliada às características fundamentais da collage, somada à insatisfação pessoal do autor, Rynnard Milton, pelo apagamento de sua genealogia e memória familiar – um fato recorrente na identidade negra brasileira. Por isso, através de um processo de análise e pesquisa de imagens negras, o artista reconstrói identidades a partir do resgate desses corpos tipificados pela sociedade branca do século XIX. A obra utiliza a colagem para criação de uma herança própria, reafirmando a ancestralidade negra no Brasil como espinha dorsal do país. Uma forma de existir com uma outra historiografia, com um novo olhar para o passado.

A Palavra Marciana Para o Mundo É Mãe é uma instalação da artista norte-americana Alice Bucknel que faz críticas às propostas arquitetônicas contemporâneas para a habitação de Marte. O trabalho explora três mundos marcianos com entendimentos muito diferentes sobre o futuro do Planeta Vermelho.

Venha para a Bienal de Arte Digital e deixe a sua impressão!

De 12/11/2022 até 22/01/2023.

No Oi Futuro, no Rio de Janeiro.

The post Projetos em Destaque appeared first on Bienal de Arte Digital.

]]>
Mostra MuMia & Obs-cu-ra https://2022.bienalartedigital.com/2022/11/07/mostra-mumia-obs-cu-ra/ Mon, 07 Nov 2022 16:18:59 +0000 https://bienalartedigital.com/?p=2671 A Bienal de Arte Digital de 2022 estará no Oi Futuro a partir do dia 05 de novembro de 2022. Dentre os diversos projetos selecionados e convidados, estão a Mostra MuMia e a Obs-cu-ra. A mostra MuMia recebe seis curtas-metragens de animação: A Double Life, de Job, Jors e Marieke, é uma deliciosa comédia dark […]

The post Mostra MuMia & Obs-cu-ra appeared first on Bienal de Arte Digital.

]]>
A Bienal de Arte Digital de 2022 estará no Oi Futuro a partir do dia 05 de novembro de 2022. Dentre os diversos projetos selecionados e convidados, estão a Mostra MuMia e a Obs-cu-ra.

A mostra MuMia recebe seis curtas-metragens de animação: A Double Life, de Job, Jors e Marieke, é uma deliciosa comédia dark sobre marido e mulher cujas ideias diferentes de conformidade de gênero levam a um confronto inesperado. Riot, de, Frank Ternier, fala de um jovem negro é morto em uma briga com um vizinho vigilante e a polícia. Sans Gravité, de Charline Parisot, Jérémy Cissé, Fioretta Caterina Cosmidis, Flore Allier-Estrada, Maud Lemaître-Blanchart e Ludovic Abraham traz a história de um astronauta volta à Terra e tenta se ajustar a ela novamente. The Kite, de Martin Smatana, trata da questão da morte, mas o faz de forma simples, metafórica e simbólica na relação entre o menino e seu avô. Sangro, de Tiago Minamisawa, Bruno H Castro e Guto BR, é a confissão íntima de uma pessoa que vive com HIV. Carne, de Camila Kater, que conta histórias íntimas de cinco mulheres e de suas experiências em relação aos seus próprios corpos.

Obs-cu-ra é uma série concebida pelo fotógrafo Bruno Alencastro desde a janela do 4º andar do apartamento onde vive. De lá, seguiu para as residências de mais 80 fotógrafos(as) que aceitaram transformar suas casas em câmeras obscuras de grande formato e capturaram a vida em tempos de pandemia. Cada qual com a sua singularidade. Conquistas e perdas. Anseios e privilégios. Medos e esperanças. O resultado é um ensaio fotográfico caracterizado por uma atmosfera sombria e enigmática, tal como o indecifrável futuro que ninguém sabe ao certo como será.

Venha para a Bienal de Arte Digital e deixe a sua impressão!

De 12/11/2022 até 22/01/2023.

No Oi Futuro, no Rio de Janeiro.

The post Mostra MuMia & Obs-cu-ra appeared first on Bienal de Arte Digital.

]]>
Dream’s Cricket https://2022.bienalartedigital.com/2022/11/07/dreams-cricket/ Mon, 07 Nov 2022 16:16:18 +0000 https://bienalartedigital.com/?p=2669 Como uma orquestra de “grilos falantes” e a apresentação de um curta-metragem, a instalação sonora Dream’s Cricket composta pelo engenheiro de som francês Felix Blume traz boas reflexões sobre as consequências da mudança climática e da extinção de insetos em nosso planeta. A obra Dream’s Cricket, do artista sonoro e engenheiro de som francês Felix […]

The post Dream’s Cricket appeared first on Bienal de Arte Digital.

]]>
Como uma orquestra de “grilos falantes” e a apresentação de um curta-metragem, a instalação sonora Dream’s Cricket composta pelo engenheiro de som francês Felix Blume traz boas reflexões sobre as consequências da mudança climática e da extinção de insetos em nosso planeta.

A obra Dream’s Cricket, do artista sonoro e engenheiro de som francês Felix Blume, consiste em uma instalação sonora composta por 40 “grilos-falantes” que tocam as gravações do canto do macho à noite, feitas por crianças durante uma oficina. Nela, também há a exibição de um curta-metragem realizado utilizando os dispositivos dentro de uma história: em resposta à inevitável extinção de insetos, um grupo de cientistas desenvolveu uma espécie de grilos eletrônicos para que, mesmo depois que eles se forem, os grilos possam continuar cantando enquanto sonhamos. O trabalho ajuda a refletir sobre as consequências da mudança climática e da extinção de espécies.

Bienal de Arte Digital, em segunda edição, ocupa Oi Futuro a partir de 5 de novembro. Após O Sucesso Do Evento, Em 2018, Bienal Retorna Com Mais De 60 Artistas Sob O Tema “Condições De Existência”, Obras Em Diferentes Linguagens Mesclam Arte, Tecnologia E Ciência

A humanidade vem refletindo sobre modos de vida e formas de continuar existindo, projetando futuros a partir da ancestralidade, criando possibilidades de resistência e adaptação. Com isso em mente e sob o tema “Condições de Existência”, a Bienal de Arte Digital retorna a partir de 5 de novembro – após um hiato de 4 anos devido à pandemia da Covid-19 – com obras de mais de 60 artistas nacionais e estrangeiros no Oi Futuro, no Flamengo. O patrocínio é da Oi, com incentivo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Governo do Estado do Rio de Janeiro e apoio cultural da Aliança Francesa no RIo de Janeiro. A correalização é do Oi Futuro. A entrada é gratuita.

De 12 de novembro a 22 de janeiro de 2023, o Oi Futuro<> recebe instalações, obras de arte visuais digitais, narrativas em audiovisual e uma diversidade de trabalhos de diferentes linguagens que analisam, tecem críticas e lançam novas perspectivas relacionadas ao tema desta edição. Até o final do evento, outras atividades como simpósios, performances, oficinas e exibição de filmes integram a programação.

As obras dos mais de 60 artistas ocuparão os quatro andares do centro cultural, um número bem maior do que da edição passada, incluídos também os 16 bolsistas do Comunidade UX, projeto da Bienal realizado em janeiro último que reuniu talentos das periferias. Entre consagrados e iniciantes estão artistas do Brasil, Alemanha, França, Espanha e Chile.

Venha para a Bienal de Arte Digital e deixe a sua impressão!

De 05/11/2022 até 22/01/2023

No Oi Futuro, no Rio de Janeiro.

The post Dream’s Cricket appeared first on Bienal de Arte Digital.

]]>
Gil Futurível https://2022.bienalartedigital.com/2022/11/07/gil-futurivel/ Mon, 07 Nov 2022 16:14:38 +0000 https://bienalartedigital.com/?p=2682 Clelio de Paula trará um projeto com o objetivo de imortalizar a memória de Gilberto Gil, um dos maiores cantores e compositores de todos os tempos representado em um modelo 3D com sua obra denominada Gil Futurível. Em Gil Futurível, o brasileiro Clelio de Paula projeta a imagem de um dos maiores cantores e compositores […]

The post Gil Futurível appeared first on Bienal de Arte Digital.

]]>
Clelio de Paula trará um projeto com o objetivo de imortalizar a memória de Gilberto Gil, um dos maiores cantores e compositores de todos os tempos representado em um modelo 3D com sua obra denominada Gil Futurível.

Em Gil Futurível, o brasileiro Clelio de Paula projeta a imagem de um dos maiores cantores e compositores de todos os tempos: Gilberto Gil.  Com objetivo de imortalizar a sua  memória, a obra utiliza técnicas de captura volumétrica de imagens para gerar um modelo 3D do artista, ávido ativista por tecnologias de código aberto e sociedades digitais livres.

A proposta cria uma memória simbólica imortal e incensurável na blockchain. Como em sua música Futurível, Gil se torna uma profecia autorrealizável, ele é “transmutado em energia”, alcançando a auto-obliteração.

Em novembro, a Bienal de Arte Digital está de volta após um hiato de 4 anos, causado pela pandemia da Covid-19. O evento ocupará os quatro andares do Oi Futuro, no Flamengo, a partir do dia 5, recebendo mais de 60 62 artistas nacionais e estrangeiros em exposições que comungam com o tema da edição: “condições de existência”.

São instalações, obras de arte visuais digitais, narrativas em audiovisual e toda uma diversidade de trabalhos que abordam memória, ancestralidade, modos de vida, projeções sobre o futuro, adaptação e resiliência. Entre os destaques desta segunda edição, está a instalação Gil Futurível.

Venha para a Bienal de Arte Digital e deixe a sua impressão!

De 12/11/2022 até 22/01/2023

No Oi Futuro, no Rio de Janeiro.

The post Gil Futurível appeared first on Bienal de Arte Digital.

]]>
OLEA Ancestralidade e crypto art https://2022.bienalartedigital.com/2022/11/07/olea-ancestralidade-e-crypto-art/ Mon, 07 Nov 2022 16:13:50 +0000 https://bienalartedigital.com/?p=2680 Em novembro, a Bienal de Arte Digital está de volta após um hiato de 4 anos, causado pela pandemia da Covid-19. O evento ocupará os quatro andares do Oi Futuro, no Flamengo, a partir do dia 5, recebendo mais de 60 62 artistas nacionais e estrangeiros em exposições que comungam com o tema da edição: […]

The post OLEA Ancestralidade e crypto art appeared first on Bienal de Arte Digital.

]]>
Em novembro, a Bienal de Arte Digital está de volta após um hiato de 4 anos, causado pela pandemia da Covid-19. O evento ocupará os quatro andares do Oi Futuro, no Flamengo, a partir do dia 5, recebendo mais de 60 62 artistas nacionais e estrangeiros em exposições que comungam com o tema da edição: “condições de existência”.

São instalações, obras de arte visuais digitais, narrativas em audiovisual e toda uma diversidade de trabalhos que abordam memória, ancestralidade, modos de vida, projeções sobre o futuro, adaptação e resiliência.

Entre os destaques desta segunda edição, está a instalação do espanhol Solimán López – que esteve aqui em 2018, que será exposta na galeria do primeiro andar do centro cultural. O projeto, batizado de “OLEA”, remete à ancestralidade do cultivo milenar e aos impactos econômicos e sociais que se convergem no azeite de oliva, tão essencial para os povos sobretudo da península ibérica e do mediterrâneo.

A obra consiste na produção de um azeite que contém o código de uma criptomoeda sintetizado em seu DNA. A partir do líquido gerado, o artista vem desenvolvendo uma série de NFTs, esculturas, obras em audiovisual e instalações. Expondo em todo o mundo, Solimán realiza trabalhos com inteligência artificial, biotecnologia e DNA, eletrônica, interativa e 3D.

Venha para a Bienal de Arte Digital e deixe a sua impressão!

De 12/11/2022 até 22/01/2023

No Oi Futuro, no Rio de Janeiro.

The post OLEA Ancestralidade e crypto art appeared first on Bienal de Arte Digital.

]]>
Inscrições em números https://2022.bienalartedigital.com/2022/11/07/inscricoes-em-numeros/ Mon, 07 Nov 2022 16:12:38 +0000 https://bienalartedigital.com/?p=2667 A Bienal de Arte Digital de 2022 teve 127 inscrições homologadas, e muitas delas provenientes de outros países. Inscrições de 15 países diferentes foram chegando, trazendo diversidade e muita beleza para a Bienal de Arte Digital. Recebemos 1 projeto do Peru, 1 de Portugal, 1 do Reino Unido, 1 da Costa Rica, 1 da Grécia, […]

The post Inscrições em números appeared first on Bienal de Arte Digital.

]]>
A Bienal de Arte Digital de 2022 teve 127 inscrições homologadas, e muitas delas provenientes de outros países. Inscrições de 15 países diferentes foram chegando, trazendo diversidade e muita beleza para a Bienal de Arte Digital. Recebemos 1 projeto do Peru, 1 de Portugal, 1 do Reino Unido, 1 da Costa Rica, 1 da Grécia, 1 de Israel, 1 da Holanda, 2 da Arábia Saudita, 2 da Argentina, 3 do Canadá, 3 da Espanha, 5 da Itália, 6 da França, 7 dos Estados Unidos, 9 da Alemanha e 92 do Brasil. Além disso, tivemos 43 trabalhos inéditos.
Os projetos são de diversos anos, desde 2008, vejamos os números:

  • 2008 – 1 projeto
  • 2014 – 1 projeto
  • 2016 – 1 projeto
  • 2017 – 1 projeto
  • 2018 – 2 projetos
  • 2019 – 9 projetos
  • 2020 – 20 projetos
  • 2021 – 42 projetos
  • 2022 – 57 projetos

Quanto aos artistas que enviaram os seus projetos, 49 se declararam como mulheres, 78 como homens, 3 como outros e 4 como não declarados.

Veja nosso vídeo sobre o infográfico:

 

The post Inscrições em números appeared first on Bienal de Arte Digital.

]]>
Projetos Selecionados https://2022.bienalartedigital.com/2022/11/07/projetos-selecionados/ Mon, 07 Nov 2022 16:08:26 +0000 https://bienalartedigital.com/?p=2665 Projetos Selecionados 2ª edição 2022 As inscrições para a Bienal de Arte Digital de 2022 duraram cerca de 1 mês e tiveram seu encerramento no dia 12 de outubro de 2022. A Bienal teve 137 projetos homologados e após um criterioso processo curatorial, 27 projetos foram selecionados. Os projetos selecionados para a Bienal foram: ITAARA […]

The post Projetos Selecionados appeared first on Bienal de Arte Digital.

]]>
Projetos Selecionados

2ª edição 2022

As inscrições para a Bienal de Arte Digital de 2022 duraram cerca de 1 mês e tiveram seu encerramento no dia 12 de outubro de 2022. A Bienal teve 137 projetos homologados e após um criterioso processo curatorial, 27 projetos foram selecionados.

Os projetos selecionados para a Bienal foram:

  • ITAARA
  • Infinitum
  • Jardim Cibernético 00.02.222
  • OTIS
  • Distances
  • BioFuturism
  • Máquina Sensível
  • La Verdad
  • Prêmio Nobel
  • WE R HERE
  • Olhares
  • Centenário da Semana de Arte Moderna: As relações entre o ontem e o hoje
  • Carapaça
  • Armário
  • The Waking Dream
  • Góngora
  • SYLPHIDES 3.1
  • ÁLBUM DE ESTRELAS
  • Entelechia Obscura
  • An exercise in solitude
  • Dança e Imagem Sonora
  • ARMONÍAS DESIGUALES
  • Runas
  • Memória e Herança
  • For all mankind
  • Oficina de Ilustração Digital
  • Arte e tecnologia na criação de novos imaginários e de comunidades do futuro

Além dos projetos selecionados, a Bienal contará com projetos de artistas convidados. Alguns dos projetos convidados:

  • Zaika Dos Santos
  • Jack Holmer
  • Mostra Mada
  • Mostra Mumia
  • Soliman Lopez – Olea
  • Coletivo Namastraders
  • Felipe Carrelli
  • Bruno Alencastro
  • Brasil Nft
  • Alice Bucknell

A Comunidade Ux também estará presente na Bienal de Arte Digital! Os artistas que estarão presentes:

  • Alê Moreira de Paula 
  • Allan França Carmo
  • Amanda Aparecida Julia Beserro
  • Andressa Núbia
  • Beatriz Da Matta
  • Bruma M Machado 
  • Iah Bahia Bruno De Carvalho
  • Jéferson Ge Vasconcelos
  • Jéssica Gaspar
  • Larissa Lopes
  • Luiza Lima Furtado
  • Marco Antonio Gonçalves Junior
  • Matheus Roberto 
  • Miguel Bandeira
  • Miguel Medeiros

Venha descobrir mais sobre esses projetos na Bienal. A exposição ocorrerá entre dia 12 de novembro de 2022 e dia 22 de janeiro de 2023. 

Estamos no Oi Futuro do Rio de Janeiro!

The post Projetos Selecionados appeared first on Bienal de Arte Digital.

]]>